Modelos de

Aparelhos Ortodônticos

 Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos e o ortodontista irá indicar qual é o melhor para você. Independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e uma completa higienização.

Aparelho Ortodôntico Fixo

O aparelho fixo é o tipo mais comum. Possui bandas, fios e bráquetes. Através de aplicação de força controlada, os dentes são movidos gradualmente em direção à posição correta. 

O aparelho fixo estético possui a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato ou porcelana. É uma opção para quem quer e precisa corrigir a maloclusão e preocupa-se com a estética.

Aparelho Ortodôntico Lingual

O aparelho lingual é indicado para casos mais simples, de menor duração. Os bráquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o uso do acessório. Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo. Além do ganho estético, o modelo é indicado para praticantes de esportes de maior contato.

Os alinhadores são quase invisíves, sofisticados e feitos sob medida. São produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos. 

Expansor Palatino

O expansor palatino promove um ganho transversal na largura do palato (céu da boca) sendo indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas, ou seja, quando a região posterior do arco superior estão estreitos em relação ao inferior, além de ganho de espaço para dentes anteriores apinhados.

Para obter o mesmo resultado em adultos, muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica. 

Aparelho Removível

O aparelho removível é particularmente eficaz no tratamento de crianças ainda em fase de crescimento, em geral, até por volta de 12 anos de idade.  Também é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes. Mesmo que seja removível, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento. 

Aparelho Ortodôntico FixoEstético

Alinhadores Estéticos