
Periodontia
É a especialidade da Odontologia que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais que afetam os tecidos que servem como suporte dos dentes.
Gengivite

Gengivite é uma inflamação da gengiva, causada principalmente pelo biofilme (placa) dental que se forma constantemente sobre a superfície dos dentes e gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
A gengiva normal tem a cor rosada e é firme ao toque, já a gengiva inflamada é vermelha, inchada e sensível, podendo sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. Muitas pessoas também relatam mau-hálito e gosto ruim na boca.
A gengivite pode ser evitada com uma higienização adequada, boa alimentação, evitando o fumo e indo ao dentista regularmente.
Periodontite

Se a gengivite não for tratada poderá atingir o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar, evoluindo para uma periodontite e causando danos permanentes aos dentes e até mesmo a perda destes.
A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso.
Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são sangramento gengival; mau hálito; gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis; gengivas que se afastam dos dentes (retração); exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente; alteração no formato gengival; mobilidade dentária; presença de cálculo ou tártaro.
Profilaxia (Limpeza) Dental

Quando a higiene bucal diária é precária, a placa se acumula sobre as superfícies dos dentes e se transforma em tártaro, que já não pode ser removido com uma simples escovação. Pelo menos uma vez ao ano é recomendável visitar o dentista para fazer uma profilaxia (limpeza) e raspagem dos dentes.
Esse procedimento é indolor e tem o objetivo de remover tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminar a superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto.