
Odontopediatria
É a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças desde o nascimento até a adolescência.
Odontologia para bebês

Além de todos os cuidados que o bebê demanda, os responsáveis precisam ter uma atenção especial com a saúde bucal do pequeno. A primeira consulta do bebê deve ser feita nos primeiros meses de vida para acompanhamento e introdução de bons hábitos de cuidados bucais.
Primeiros dentes do bebê - Quando aparecem

Os dentes dos pequenos geralmente começam a nascer aos 6 meses, no entanto podem ocorrer um pouco antes ou um pouco depois dessa idade. É importante o acompanhamento do dentista nesta fase.
Quando nascem os dentes permanentes

Por volta dos 6-7anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes.
Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, que irrompem atrás do último molar decíduo (de leite).
Perda precoce do dente decíduo (de leite)

Os dentes decíduos (de leite) são muito importantes e devem permanecer na boca até o período de troca pelos dentes permanentes. Além da função mastigatória e estética, eles mantém o espaço na arcada dentária para o seu sucessor permanente.
Quando ocorre a perda precoce do dente decíduo, o espaço para o permanente deve ser mantido com a ajuda de aparelhos, que podem ser fixos ou removíveis.
Cárie em crianças

A cárie, em dentes de leite, evoluem muito rápido se não tratada. O primeiro sinal de cárie é uma mancha branca opaca. Nessa fase, o dentista poderá propôr tratamentos não invasivos para impedir a sua progressão, por isso é tão necessário o acompanhamento por um profissional desde cedo.
Tratamento preventivo- Selante Dental

O selante dental é uma barreira mecânica colocada geralmente nas fóssulas e fissuras dos molares e pré-molares permanentes logo após a erupção, o que ocorre por volta dos 6 e 12 anos de idade. Sua função é prevenir o aparecimento de cáries na época considerada mais crítica para o seu controle.
Tratamento de Canal em dentes decíduos

A polpa do dente decíduo (de leite) também pode ser afetada por processos infecciosos, devido à uma cárie extensa ou por traumatismos.
O tratamento de canal nestes dentes é muito semelhante ao dos dentes permanentes e tem o objetivo de manter o dente em função na arcada dentária até a época de troca para a dentição permanente.