
O Clareamento Dental
O clareamento dental é um procedimento seguro com evidências científicas suficientes.
O método envolve a aplicação de substâncias químicas nos dentes, trazendo melhorias estéticas ao sorriso. As substâncias mais utilizadas para o clareamento dental são o Peróxido de Hidrogênio e o Peróxido de Carbamida, empregados em diferentes protocolos, de acordo com sua concentração.
Como qualquer procedimento odontológico, essa técnica deve ser realizada pelo cirurgião-dentista, que é o profissional capacitado a realizar um apurado exame clínico inicial para verificar a viabilidade de execução do clareamento dental em seu paciente, sem danos futuros.
Com a modernização de técnicas e materiais, oferecemos aos nossos pacientes diferentes meios para um excelente resultado, levando em consideração suas condições clínicas e até sua rotina diária.
Indicações
-
Dentes escurecidos pela idade
-
Dentes naturalmente amarelados
-
Dentes escurecidos por substâncias presentes no cigarro.
-
Dentes que receberão reabilitação estética
-
Dentes desvitalizados que sofreram alteração de cor. (Dentes que receberam tratamento de canal).
-
Dentes acometidos por manchas de grau leve devido ao uso de antibióticos (tetraciclina).
-
Dentes acometidos por fluorose de grau leve.
Contra-indicações
O dentista irá realizar uma avaliação de cada dente antes de indicar o clareamento. Restaurações podem ser necessárias antes do procedimeno.
Algumas alterações da cor do dente, como as manchas de tonalidade azul ou cinza, apresentam prognóstico duvidoso.
Em geral, as principais contra-indicações para o clareamento dental dizem respeito à gengiva, que deve estar saudável, livre de inflamações.

Clareamento domiciliar (caseiro)
Nesta modalidade, um molde das arcadas do paciente é obtido e através dele são confeccionadas moldeiras individuais transparentes.
Estas moldeiras são carregadas com gel clareador e o paciente utiliza por certo período. Esta modalidade de clareamento é considerada a mais branda, justamente porque utiliza peróxidos com menor concetração.
A técnica é eficaz, segura e duradoura.

Clareamento ambulatorial
(consultório)
Sem a necessidade do uso de moldeiras, essa técnica consiste na aplicação do gel clareador pelo profissional em consultório, com produtos de maior concentração em sessões que duram cerca de uma hora.
É utilizada em pacientes que desejam resultados em menor período de tempo e para aqueles que não se adaptam ao uso de moldeira.
As duas técnicas podem ser associadas em casos mais resistentes ao clareamento e quando se deseja encurtar o tempo de tratamento.