
Disfunção da ATM
A articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo humano e é o encaixe da mandíbula com os ossos do crânio, responsável por todos os movimentos da mandíbula, como falar e mastigar.
A Disfunção Temporomandibular refere-se a qualquer problema que atinja os ossos, ligamentos, menisco e musculatura que fazem parte desta articulação, prejudicando o seu funcionamento adequado.
DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)
Os problemas que atingem a ATM geralmente são crônicos e podem estar relacionados a alguns fatores como traumas na mandíbula; artrite na ATM; má postura; características anatômicas relacionadas à formação da mandíbula durante o nascimento; hábitos como morder os lábios ou bochechas, apoiar a mandíbula nas mãos, morder pontas de caneta e roer as unhas; distúrbios do sono; estresse e bruxismo.
Alguns sinais e sintomas da DTM também estão presentes em outros problemas bucais o que torna o diagnóstico complexo, sendo eles:
-
Dor orofacial;
-
Limitação para abrir a boca;
-
Dores de cabeça;
-
Zumbido e sensação de ouvido entupido;
-
Ruídos na articulação (estalos e crepitação);
-
Dores no pescoço e nos ombros;
-
Mudança brusca no encaixe da mandíbula;
-
Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca;
-
Flacidez nos músculos dessa região;
-
Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.
O tratamento para a DTM é multidisciplinar e existem técnicas de tratamento simples e não-invasivas que permitem conviver de forma mais tranquila com o transtorno. Os tratamentos incluem:
-
Fisioterapia;
-
Cirurgia;
-
Acompanhamento psicológico;
-
Exercícios para relaxamento muscular;
-
Compressas frias para controlar a dor durante crises;
-
Placas de Mordida;
-
Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios.